DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSIRÁRIO DO ARAGUAIA

Atléticas

A AAARADS – F/UFMT, Sob a denominação ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICO RODOLPHO ALBINO DIAS DA SILVA do curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia, foi fundada no dia 15 de janeiro do ano de 2016 pelo acadêmico Erick Silva.

Tudo começou com uma ideia no ano de 2014 quando o acadêmico ingressou no curso, no ano de 2015 a primeira diretoria da Atlética foi montada e no ano de 2016 finalmente foi oficializada.

O nome da Atlética e em homenagem ao Rodolpho Albino que foi um farmacêutico e militar brasileiro, criador da primeira versão da Farmacopéia Brasileira em 1926, além de ser um dos fundadores da Associação Brasileira de Farmacêuticos. O nome fantasia utilizado atualmente e Narcótica, no entanto o nome da Atlética teve diversas modificações desde o começo até o ano de sua oficialização.

A logo que representa a Atlética é a imagem da Medusa que é uma figura do mundo mitológico da Grécia Antiga, representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça. A ideia de usar a Medusa como mascote veio da referência do símbolo da Farmácia que é representado por uma cobra enrolada em um cálice.

A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.

A universidade é um ambiente onde a juventude brasileira tradicionalmente se organiza em torno de visões, opiniões e vontades comuns. Movimento estudantil é o nome dessa atividade que envolve tanto a organização de uma festa como a participação numa passeata, a criação de uma empresa júnior ou a representação política para debater o país.

A Associação Acadêmica Atlética de Letras, Lunaticus foi fundada no ano de 2016 pelos acadêmicos do curso e é a primeira atlética do curso. O mascote é uma representação de um deus egípcio chamado Tot (em egípcio Djehuty).

No antigo Egito deuses eram adorados, em sua maioria zoomórficos (corpo de humano e cabeça de animais). Tot tinha o corpo de humano e a cabeça de íbis, uma ave sagrada semelhante a garça. Tot foi o inventor da escrita, da fala, da comunicação, e da sabedoria. Era associado também a lua, por isso do nome LUNATICUS (aqueles que são influenciados pela lua).